segunda-feira, 7 de junho de 2010

O futuro do Brasil depende da formação de todos os brasileiros.



O futuro do Brasil depende da formação de todos os brasileiros.

Existem muitas crianças que têm o sonho de aprender a ler e escrever, mas que desde cedo são impedidas, por causa das péssimas condições financeiras. Isso acontece nas famílias carentes, as que mais precisam e as que menos têm acesso à educação. Os governantes têm um papel fundamental no processo de ensino/aprendizagem dos cidadãos, isto é, os governantes são responsáveis pelo acesso à educação e a formação de toda a sociedade brasileira independentemente do nível social, da raça, cor e etnia.

A desigualdade social infelizmente reduz a qualidade de vida e, as chances de prosperidade dos brasileiros, e é responsável pela desistência de muitas crianças, jovens e adultos, que desistem de seus sonhos e, deixam as salas de aula para trabalhar. Por causa das péssimas condições financeiras, os estudantes precisam fazer essa dura e cruel opção. E essa terrível escolha não os beneficiam, melhor dizendo, se optarem pelos estudos podem até morrer de fome, e se optarem pelo trabalho não conseguirão realizar seus sonhos, como cursar uma faculdade, ser um profissional qualificado e de ser um bom leitor/escritor. Mas infelizmente a escolha deles é pelo trabalho. Essa é a “crua” e “nua” realidade de alguns brasileiros. E para minimizar essa situação precária na educação, os governantes precisam reduzir a desigualdade social, e possibilitar uma boa condição financeira para as famílias carentes e evitar a escolha deles entre a sala de aula e o trabalho. Até porque, essas crianças e jovens serão nossos futuros governantes, professores, médicos e cientistas.

Não há país no mundo que consiga se destacar e crescer financeiramente sem uma atenção contínua à formação de seus cidadãos e seu aprimoramento contínuo. Os países mais prósperos e os que atraem mais investimentos são aqueles em que os níveis de escolaridade gerais são altos e que estão em pleno crescimento. E para o Brasil ser um país próspero, destacado e com um excelente nível de produtividade, os governantes têm de dar prioridade à formação da população brasileira, sem isso a nação não prospera. Porque a prosperidade de um país depende da formação de todos os brasileiros, isso fica claro nas sábias palavras de Paulo Freire que: "Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda". Portanto, o Brasil tem muito que caminhar para se tornar um país justo para todos.


Referência bibliográfica:

Para refletirmos... FRASES DE PAULO FREIRE. Disponível em http://espacompartilhado.blogspot.com/2007/10/para-refletirmos-frases-de-paulo-freire.html. Acesso em: 2/5/2010 às 14h00min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário